Síganos

A pele não dorme: a importância do tratamento cosmético noturno

01-07-2020 | Brasil

A pele não dorme: a importância do tratamento cosmético noturno

À noite, enquanto dormimos, a pele se recupera de ataques diurnos. A respiração se estabiliza, a circulação sanguínea é regularizada e os mecanismos naturais de regeneração da pele são ativados, o que absorve melhor os tratamentos de beleza.

As alterações faciais que ocorrem com a idade

01-07-2020 | Brasil

As alterações faciais que ocorrem com a idade

A aparência do rosto e pescoço normalmente muda com a idade. A perda do tônus ​​muscular e o afinamento da pele conferem ao rosto uma aparência flácida ou flácida. A pele também seca e perde a camada subjacente de gordura, para que o rosto não tenha mais uma superfície lisa e túrgida.

Genômica personalizada: conhecendo os genes para prevenir doenças

01-07-2020 | Brasil

Genômica personalizada: conhecendo os genes para prevenir doenças

O conhecimento do genoma humano representa um grande avanço na medicina biomolecular. O conhecimento prévio de quais doenças você predispõe permite a prevenção personalizada com um programa que é um verdadeiro projeto de engenharia de tecidos biomoleculares.

A importância e benefícios do colágeno à pele

01-07-2020 | Brasil

A importância e benefícios do colágeno à pele

O colágeno melhora a elasticidade e o grau de hidratação da pele, aumenta a suavidade, reduzindo o número de sulcos de micro relevo e evita a formação de rugas profundas. É a principal proteína estrutural cutânea e sua quantidade diminui com a idade.

As curas térmicas

01-07-2020 | Brasil

As curas térmicas

A medicina termal atua de maneira eficaz em inúmeras patologias: processos degenerativos, alergias ou doenças imunológicas, como asma, disfunções metabólicas e até condições dolorosas, como artrose, reumatismo e ciática.

Brasil | Antiaging

O consumo de colágeno no tratamento da dor nas articulações

Vários estudos concluem que o consumo de colágeno hidrolisado tem efeitos condroprotetores: regula a diferenciação de condrócitos, evita o afinamento progressivo da cartilagem e aumenta notavelmente a produção de glicosaminoglicanos.

0

Lunes 29 de Junio de 2020 // Por Dra. Silvina Pastrana López  

DRA. SILVINA PASTRANA LOPEZO consumo de colágeno é realmente bom para prevenção de lesões e recuperação e manutenção das articulações?

Nos últimos anos, a venda e comercialização de suplementos de colágeno aumentou claramente, mesmo através da mídia, com a idéia de prevenir lesões nas articulações, acelerar a recuperação quando a lesão ocorreu ou minimizar o dano que aparece nas articulações devido à passagem do tempo.

Portanto, é interessante esclarecer esse assunto, a fim de oferecer aos nossos pacientes mais uma opção no tratamento da dor nas articulações.

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína formada por três cadeias de aminoácidos enroladas na forma de hélice e cujo principal aminoácido é a glicina.

As proteínas formam fibras de colágeno formadas por moléculas interligadas (hélices triplas). Eles são flexíveis e têm alta resistência à tração.


COLAGENO

Existem tipos diferentes, dependendo da localização e do tecido do qual fazem parte:

Colágeno tipo I

- Abundante na derme, osso, tendão e córnea.

- Sua principal função é a resistência ao alongamento.

Colágeno tipo II

- Localizado principalmente na cartilagem, formando fibrilas finas.

- É sintetizado por condrócitos responsáveis ​​pela manutenção da matriz da cartilagem.

- Sua principal função é a resistência à pressão intermitente.

- Esse tipo é o mais utilizado em suplementos e estudos revisados ​​para curar ou manter a saúde das articulações.


O colágeno como suplemento pode ser digerido e absorvido no intestino?

COLAGENO HIDROLIZADO

Uma das grandes discussões na comunidade médica é sobre a possibilidade de assimilar o colágeno que consumimos como suplemento.

Para resolver esse problema, precisamos conhecer certas características específicas do colágeno.

Como, por si só, é uma macromolécula fibrosa insolúvel em água, impossível de ser digerida e assimilada, o colágeno deve ser hidrolisado, quebrando sua estrutura em simples cadeias de aminoácidos que nem sequer têm seu enrolamento característico.

Grupos de pesquisadores desenvolveram um procedimento no qual, a partir de subprodutos dos processos de produção de gelatina, é obtido um hidrolisado enzimático de colágeno muito puro e aplicável para a fabricação de alimentos funcionais e suplementos nutricionais.

Estes são os utilizados para melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida de indivíduos com dificuldades funcionais devido a alterações na cartilagem articular.

O hidrolisado enzimático de colágeno é absorvido corretamente quando administrado por via oral e é distribuído com grande afinidade nos tecidos da cartilagem articular (Oesser, citado em Agut, 2008).

Em suma, apenas suplementos à base de colágeno hidrolisado são adequados para absorção e assimilação pelo organismo.


O colágeno hidrolisado pode se beneficiar no tratamento da dor nas articulações?

Definitivamente sim.

Vários estudos foram realizados que concluem que o consumo de colágeno hidrolisado tem efeitos condroprotetores: regula a diferenciação de condrócitos, inibe sua perda e mantém sua funcionalidade, evita o afinamento progressivo da cartilagem e aumenta notavelmente a produção de glicosaminoglicanos.

Esses efeitos são atribuídos à ação, na cartilagem articular, do dipeptídeo bioativo Pro-Hpro, cuja presença no sangue é a maioria após a ingestão de CH.

Esse dipeptídeo desempenha um papel importante na manutenção dos condrócitos, impedindo que uma dieta rica em fósforo leve à degradação e mineralização do tecido artilaginoso (formação de calcificações nos tecidos moles e descalcificação óssea).

Após o consumo de colágeno hidrolisado, ocorre um aumento na densidade mineral óssea (DMO) e na quantidade de matriz óssea orgânica (colágeno tipo I e glicosaminoglicanos).

Há também um aumento no diâmetro externo da área cortical do osso e uma melhora acentuada na resistência à fratura do fêmur e vértebras.

Outros efeitos apreciados são uma diminuição nos marcadores de reabsorção óssea no sangue e um aumento na proliferação e diferenciação dos osteoblastos, juntamente com uma redução na diferenciação dos osteoclastos e no esvaziamento das trabéculas.

SUPLEMENTO COLAGENO HIDROLIZADO

Estudos concluem que o colágeno hidrolisado modula a formação óssea e a mineralização da matriz e é um agente terapêutico a ser considerado no tratamento da osteoporose.

Estudos indicam que a ingestão de colágeno hidrolisado estimula a regeneração e reduz os sinais de envelhecimento dérmico, gerando um aumento significativo na concentração de fibroblastos e no diâmetro e densidade das fibras de colágeno dérmico, além do teor de hidroxiprolina e tipo colágeno. I e IV.

Também foi demonstrado que é benéfico no combate ao fotoenvelhecimento e ajuda a suprimir os danos à pele causados ​​pela radiação solar UV-B.

Por tudo o que precede, recomendamos aos nossos pacientes com dor nas articulações e doença degenerativa crônica a suplementação com colágeno hidrolisado, sempre associado à vitamina C. Portanto, incentivamos os colegas na indicação dessa terapia.


Dra. Silvina Pastrana López

Diretor Médico da Regentherapy SA e Stem Cell Center Buenos Aires


Fuente: Regentherapy SA

comentarios

Deje su comentario

IMPORTANTE: Los comentarios publicados son de exclusiva responsabilidad de sus autores y las consecuencias derivadas de ellas pueden ser pasibles de las sanciones legales que correspondan. Aquel usuario que incluya en sus mensajes algun comentario violatorio del reglamento será eliminado e inhabilitado para volver a comentar.

Por favor, ingrese el siguiente código y luego haga click en botón de envío. Gracias.

¿Olvidó su usuario o contraseña? /// Si no es usuario, Regístrarse AQUÍ

COMENTARIOS DE LOS LECTORES (0)

Aparatologia

Puntas 100% descartables para microdermoabrasión

Puntas 100% descartables para microdermoabrasión

Lanzamiento único e innovador, la empresa Noto desarrolló New-Peel, un nuevo y único producto para emplear en esta técnica tan difundida. Totalmente descartables y de muy bajo costo, maximizan la bioseguridad en el gabinete, asegurando la protección de pacientes y profesionales.

En julio, curso online de especialización en cosmiatría y química cosmética

En julio, curso online de especialización en cosmiatría y química cosmética

Destinado a aquellos profesionales de la estética, la belleza y la salud, el 4 de julio próximo dará comienzo el tradicional curso organizado por Farmacia & Laboratorio Roden de Especialización en Química Cosmética y Cosmiatría Aplicada. Ahora en fomato online.

 Beauty Fair 2020: suspendida hasta nueva fecha

Beauty Fair 2020: suspendida hasta nueva fecha

Al igual que lo que sucede en todo el mundo, debido a la pandemia del Covid-19 las autoridades del evento de San Pablo informaron que la fecha original de septiembre ha sido suspendida por tiempo indeterminado. Aún no se sabe cuando se llevará a cabo.


Bolsa de Trabajo / Oportunidades

EL QUE BUSCA, ENCUENTRA.

Cosmetologas.com ofrece a todos los profesionales, empresas e instituciones de la belleza la oportunidad de publicar gratuitamente en su Bolsa de Trabajo / Oportunidades , que cuenta con 3 tipos de avisos: Trabajo Pedido (búsqueda de personal), Trabajo Ofrecido (profesionales que buscan trabajo) y Clasificados (compra/venta particular de equipamiento usado, fondos de comercio, alquiler, permutas, etc.).

Para publicar su aviso, complete, a continuación, el formulario online.

síganos en Facebook

Encuesta

Qué tratamiento solicitan más tus clientas?

Calendario Profesional
+ver calendario completo
----------------------------------------------------------------------------------------
VIDEOVITRINA > CARTHAGE ReDefinition Piernas Ligeras
ReDefinition Piernas Ligeras: gel descongestivo con efecto frío que alivia la sensación de hinchazón y pesadez de las piernas. Incrementa la microcirculación, ayuda a mejorar la apariencia de las “arañitas” vasculares, disminuye el edema y mantiene la piel elástica e hidratada. Más info
------------------------------------------------------------------------------------

Piel

El agua, ese elemento vital para la vida de la piel
El agua, ese elemento vital para la vida de la piel

Como componente mayoritario de nuestra piel, el agua es hidratante por excelencia. Su aplicación externa contribuye a favorecer la penetración de sustancias hidrosolubles, aumenta la elasticidad, mejora su aspecto y evita el aumento de la temperatura.

Recomendaciones para el cuidado de la piel en los adolescentes
Recomendaciones para el cuidado de la piel en los adolescentes

La pubertad provoca alteraciones cutáneas que pueden generar inseguridad en los adolescentes, que además no suelen ser muy cuidadosos. Así, nos encontrarnos con que su piel no está lo bien que podría estar. Por ello es importante que les expliquemos la importancia de cuidarla.

Vello y acné en la adolescencia
Vello y acné en la adolescencia

La adolescencia es un período de transición que se acompaña de importantes cambios hormonales y provoca cambios físicos evidentes. Se producen dos hechos que a veces preocupan mucho: el aumento de la densidad y longitud del vello corporal y el acné juvenil.

Cuidados de la piel: humectar, hidratar y nutrir
Cuidados de la piel: humectar, hidratar y nutrir

La piel tiene memoria y los excesos que cometemos en la juventud se manifiestan en la adultez en forma de máculas, flaccidez, alteraciones de la textura de la capa córnea, poros dilatados, pérdida de la luminosidad... El profesional debe hacer un “reconocimiento” preciso del biotipo del paciente.

Las arrugas: causas, tipos y clasificación
Las arrugas: causas, tipos y clasificación

El deterioro paulatino del tejido conjuntivo lleva a una degeneración de las fibras elásticas y a una disminución del oxígeno en los tejidos, con posterior deshidratación, que provoca la aparición de pequeños pliegues de la piel, denominados arrugas.

Tipos de exfoliantes y tipos de piel
Tipos de exfoliantes y tipos de piel

Exfoliando la piel se consigue eliminar las células muertas que se encuentran sobre su superficie y que, como con la higiene diaria habitual no alcanza para arrastrarlas, se requiere de la ayuda de agentes mecánicos o químicos.